30 de setembro de 2012

MTV lista referências da cultura pop em no video cliepe de"Your Body"

A MTV americana está confessadamente obcecada pelo clipe de ‘Your Body’, assim como os mais de três milhões de pessoas que viram o vídeo no Youtube nos primeiros três dias de lançamento. O canal montou um artigo especial “depois de passar um dia inteiro analisando cada quadro” no que eles chamam de um verdadeiro catálogo da cultura pop. Segungo a MTV, o clipe é “verdadeiramente mais elaborado” do que poderiam pensar ser, e para nosso povo brasileiro poder acompanhar as descobertas da MTV, decidimos trazê-las para vocês! Com base nas dicas do canal, nós fomos atrás de mais informações sobre cada um dos itens. Vamos lá?

Bits ‘N’ Pieces – A marca do cereal que alimenta Christina no trailer é fictícia, mas não se espante se você encontrá-la por aí em outros projetos. Essa marca tem feito aparições em seriados e filmes há décadas, a começar por Grounded For Life, em 1992! Também já passou por “The Killing” e “Heroes”. Tem até mesmo uma arte da caixa completa passeando pela internet, com todos os detalhes, como se fosse um cereal de verdade (veja a foto aqui!). Trata-se, na verdade, de uma criação da empresa Earl Hays Press, responsável pelo fornecimento objetos para TV. A marca ainda tem tudo a ver com o conceito do clipe – impossível não relacionar o nome, que numa tradução livre significa “mordidas e pedaços”, com a clássica brincadeira do “cereal killer” (trocadilho com “serial killer”, o papel de Christina no vídeo!).

Programas de TV – Engana-se quem acha que as cenas de desenho animado que aparecem no início e no final do clipe fazem parte de algo real. Na verdade, são apenas trechinhos criados pela Everett Collection para enganar os pobres telespectadores. Clicando aqui, você pode ter uma ideia de como funciona, já que é a página de venda da cena que aparece no começo do vídeo, chamada “Animação de lobo cercado por facas de açougueiro”. Esse trechinho minúsculo custa entre 19 e 49 dólares, dependendo da resolução, para quem comprar inserir em projetos como clipes, seriados e etc.
O mesmo não acontece com o seriado que aparece no fim do vídeo - aquilo é tão real quanto a personagem que aparece na telinha. Trata-se da abertura da 4ª temporada de “The Lucy Show”, sequência da série “I Love Lucy”, exibida pela CBS nos anos 60.

As tranças – Quando o clipe foi lançado, muita gente logo se lembrou da própria Christina em 2001, quando adotou esse visual cheio de trancinhas. Para a MTV, isso não foi coincidência. Eles consideram “Dirrty” um clipe que marcou a história por fazer pulsos palpitarem sem controle e críticos soltarem fogo. Por isso, interpretaram esse visual como uma lembrança da Christina que causou tanto escândalo no passado, muito embora ela não tenha adotado esse visual na época do lançamento de Stripped. Além do mais, não dá para negar que todo o conceito envolvendo a cena do bar e do banheiro são, de longe, as mais sujas do clipe, né?

A bota – Todo mundo deve ter reparado na bota usada por uma das modelos que ficam do lado de fora do trailer. Aquele destaque não foi dado à toa, porque a peça também é uma referência pop. Aquele par de botas foi desenhado em 1970 por uma empresa italiana, mas foi febre em 1980.

O video-game – Aqui, a produção tomou uma pequena licença poética, já que aquele controle – que existiu de verdade – não foi feito para computadores. O jogo se chama NES Adventure e foi lançado pela Nintendo em 1987, acompanhado daquele imenso controle remoto! Segundo a MTV, os inovadores botões de Turbo e Câmera Lenta não serviam para nada, mas cumpriam bem o papel de deixar os vizinhos com inveja daquela tecnologia inovadora!

Oranum.com – Se você também quer saber se sua semana vai ser de matar (desde que vocês não levem ao pé da letra, tá?), não se preocupem porque o Oranum está aí para isso. Bem incorporado ao clipe, nem dá para perceber que se trata de um site real que possivelmente financiou parte de ‘Your Body’, como se tornou comum atualmente (em alguns casos extremos, esses patrocínios tomam mais atenção do que deveriam). Quer acessar essa auto-intiulada “comunidade exotérica global”? Clique aqui! Você vai ver o rosto de vários videntes online em webcams (cuidado, um deles fala e te assusta). Daí, é só escolher o que mais te agradar, pagar alguns dólares por minuto e bate um papo-virtual para saber seu futuro.

O Motel Cor-de-Rosa – Se você tem mais de 18 anos de idade e quer fazer safadezas no Pink-Motel, você pode! Basta dar um pulinho em Sun Valley, na California. O estabelecimento não é um motel como conhecemos (lá nos EUA, a palavra é sinônimo de pousadas bem simples, localizadas em beira de estrada, para as pessoas passarem a noite durante viagens longas), mas está aberto desde 1946 e mantém, até hoje, o visual retrô (que devia ser moderno em 1946, eu acho). Ele foi usado de cenário em vários filmes, como “Meu Vizinho Mafioso 2″ e “A Casa de Areia e Névoa”. Entretanto, é a primeira vez que ele abriga um assassinato cuja vítima sangra papel picado.

O colar – Sem rodeios, a personagem de Christina se gaba, por meio do colar que usa, de ser uma “vaca rica”. Essa peça é apenas uma na coleção “Tough Talk” do designer Tom Binns, que vai de colares a pulseiras bem exageradas. A linha combina cristais com expressões que vão “direto ao ponto”, e além de “Rich Bitch”, também existem peças como “Chaos”, “Punk” e “Rebel”. Qual seria a sua escolha? Veja mais algumas peças clicando aqui!

A bebida – Qualquer um com uma loja 7-Eleven perto de casa pode encontrar um Slurpee por lá, a bebida congelada disponível “em mais sabores do que qualquer pessoa pode imaginar”, e que ainda te dá a liberdade de misturar e criar o seu como quiser. O mais surpreendente disso tudo é que aquela meleca criada por Christina é mesmo como a coisa de verdade parece. Duvida? Então vamos nos despedir com o vídeo promocional abaixo!

2 comentários: